Chevron Left
Back to Improvisação no Jazz

Learner Reviews & Feedback for Improvisação no Jazz by Berklee

4.6
stars
17 ratings

About the Course

Aprenda os conceitos básicos de improvisação com Gary Burton, um dos improvisadores mais renomados do mundo do jazz, incluindo os processos mentais, melódicos e harmônicos que contribuem com as habilidades instintivas que um improvisador põe em prática ao realizar um solo. Embora muitas pessoas sejam fãs de jazz e compreendam que os músicos estão frequentemente "compondo" as notas que tocam durante uma apresentação, a maioria das pessoas — o que geralmente inclui os próprios músicos que estão aprendendo a improvisar — não sabe com clareza quais são os processos exatos que ocorrem e fazem isso tudo acontecer. O objetivo deste curso é apresentar os conceitos básicos da improvisação moderna e mostrar como dominar as diferentes habilidades musicais e mentais envolvidas. O autor do curso, Gary Burton, codifica uma abordagem muito procurada da improvisação, a qual tem sido o centro do currículo da Berklee College of Music há décadas. Os alunos que concluírem esse curso saberão o que e como praticar os diversos aspectos da improvisação, além de compreenderem como o improvisador se comunica espontaneamente com os ouvintes por meio de suas criações musicais....

Top reviews

Filter by:

1 - 3 of 3 Reviews for Improvisação no Jazz

By Igor H

Mar 26, 2021

Excelente curso! Explicações claras e marcantes por Gary Burton. O curso transmite conhecimentos fundamentais e importantíssimos para realizar um improviso no Jazz com fluidez, dinâmica e bom gosto!

By Carlos E A B

Feb 22, 2023

muito bom, gostei muito

By Rafael O d A

Jan 4, 2026

No geral gostei. Ao longo do curso o mestre Gary Burton traz muitos ensinamentos e pontos de vista interessantes. Um ponto forte é que cada módulo pede uma tarefa prática de análise e improviso em cima de um tema, dando a chance de debruçar-se em um repertório interessante e útil para a vida prática. Do ponto de vista do conteúdo, infelizmente é mais um daqueles cursos de improvisação baseados em "relação escala-acorde" e cujo caminho é memorizar uma miríade de escalas e tentar chavear entre elas. Sugere-se que a criatividade melódica seja suficientemente suprida pelo ato de "brincar com as notas", mas sabemos que essa premissa pode ser difícil para alguns estudantes. Acaba sendo mais proveitoso para quem já tem alguma liberdade e consegue improvisar mas busca o aperfeiçoamento. Nesse sentido, os módulos finais são sem dúvidas os mais ricos e que sem dúvidas podem trazer novos olhares mesmo para músicos com alguma experiência.